São anéis metálicos usinados de acordo com padrões estabelecidos pelo American Petroleum Institute (API) e American Society of Mechanical Engineers (ASME), para aplicações em elevadas pressões e temperaturas.
Os materiais devem ser forjados, materiais fundidos não devem ser usados. Produzimos em aço carbono, aço inoxidável, inconel e incolloy. Pode ser usinado em variedade de formas, octagonal, oval ou conforme desenho específico.
Perfil Octogonal
Maciço, com características de construção e utilização idênticos ao 8410, porem devido ao seu formato, mantém maior vedação. Mais indicado, portanto, para os flanges atualmente fabricados.
Perfil Oval
Maciço, projetado para flanges tipo anel RTJ, de acordo com ASME B1620 e API6A. Utilizado em equipamentos para alta pressão em geral, perfuração, extração e processamento de petróleo, castelo de válvulas e tubulações em geral.
Perfil BX
Possui forma especialmente projetada para usar a pressão interna como auxílio à vedação. A face externa do anel faz o contato inicial com o flange, fazendo o esmagamento e vedação. À medida que a pressão interna da linha ou equipamento, aumenta, o mesmo acontece com a força de contato entre o anel e o flange, elevando, desta forma, a eficiência da vedação. Esta característica de projeto, torna este tipo mais resistente às vibrações que ocorrem durante a perfuração e elevações súbitas de pressão e choque, comuns nos trabalhos em campos de petróleo.
Perfil RX
Possui seção quadrada com cantos chanfrados. Projetada para emprego somente em flanges API 6BX, em pressões de 2.000 a 20.000 psi. O diâmetro médio do anel é ligeiramente maior que o do alojamento no flange. Assim, o anel ao ser montado, fica pré-comprimido pelo diâmetro externo, criando o efeito de elevação da vedação com o aumento da pressão de operação. As conexões que usam anel tipo 952 BX, possuem pequena interferência. O anel é efetivamente “estampado” pelos alojamentos dos flanges, não podendo ser reutilizado.